No sábado, 28 de abril de 2018, às 10h00 realizou-se uma sessão de yoga do riso nas instalações do CENIF na Amadora. Um grupo de 9 pessoas decidiram começar o seu fim-de-semana com boa disposição, diversão e RISO.

O Yoga do Riso nasceu em 1995, na India, por um médico de família Indiano, Dr. Madan Kataria, que um dia, ao escrever um artigo científico sobre os benefícios do riso deparou-se com informações surpreendentes, assim decidiu testar o riso em si próprio e num grupo de voluntários . Para desenvolver o que hoje chamamos de yoga do riso, contou com o apoio e ajuda da sua esposa, Madhuri Kataria. Hoje o yoga do riso encontra-se espalhado pelo mundo, desenvolvendo-se CLUBES DO RISO com o objectivo de conquistar a saúde e a paz mundial.

Entre os vários benefícios do yoga do riso, já com estudos científicos comprovados, encontramos a libertação de endorfinas que promovem o relaxamento e funciona como um analgésico natural, o aumento da oxigenação do corpo que consequentemente melhora a resposta imunitária do organismo, contribui para o alívio do stress, melhorar o sistema cardio-respiratório, desenvolve a criatividade e aproxima as pessoas.

Em Portugal a entrada do yoga do riso surge em 2004, pela  mulher palhaço, Joanne Gribler, co-fundadora da Escola do Riso.

Eu descobri o Yoga do Riso pelo António Fernandes, do Núcleo de Sintra da ADFA (Associação de Deficientes das Forças Armadas), que me desafiou para uma formação novos líderes do riso, em Novembro de 2017, com a Joanne Gribler, nas instalações da Associação.

Já com o certificado e apta para desenvolver esta nova experiência na minha vida, comecei em regime de voluntariado logo em Dezembro. Desde janeiro tenho liderado o Clube do Riso no Espaço Essência, em Agualva.

Recebi o nível 2 com o João Magalhães e embora considere o Reiki uma importante ferramenta na minha vida, sobretudo pelo que me trouxe como filosofia de vida, apaixonei-me pelo Kundalini Yoga desde 2014/2015, pelo que compreendi com facilidade a linguagem do yoga do riso e nestas três ferramentas encontrei a força para vencer um cancro em 2016.

O meu objectivo é colher os benefícios do riso praticando, mas também levar esta prática a mais pessoas, por isso ofereci-me, junto do João Magalhães, para liderar uma sessão no Cenif: nasceu a ideia, criou-se a oportunidade e acima de tudo abriu-se a porta, a qual só posso agradecer pela divulgação e acolhimento.

No fim da sessão surgiram sorrisos e palavras como libertador e desafiante.

Comigo estiveram amigos do CENIF, esteve a minha colega do riso, Joana Botelho do Clube do yoga do riso de Oeiras, porque o riso é mesmo isto – união (Yoga). O nosso desejo é espalhar risos e por isso criamos sinergias. Não competimos. O mais importante são as pessoas, queremos que passem a viver com mais alegria e contribuir para PAZ (o objectivo último do Yoga do Riso).

Texto e sessão por: Manuela Albuquerque, Líder do Riso certificada pela Escola do Riso Pela pela Laughter Yoga International University

Obrigado João Magalhães pelo acolhimento e pela oportunidade. Obrigado a todos os que estiveram comigo neste dia. O RISO É O MELHOR REMÉDIO.