O Iberanime é a maior festa de cultura pop do Japão, e o CENIF esteve presente para esclarecimento, informação e demonstração da terapia Reiki.

Durante a nossa presença foi grande a afluência, e chegaram até nós todo o tipo de pessoas, de todas as idades, com diferentes motivos, e de diferentes locais.

As coisas correram bem, e bastou alguém dar o primeiro passo e deitar na marquesa que depois todos vieram atras espreitar, observar e experimentar, e a partir dai não mais paramos.

Tivemos visitas e fizemos sessões a crianças, jovens e adultos. Sempre houve muita curiosidade em saber o que era o Reiki, como funcionava e que efeitos teria.

Ao longo do fim de semana foi nosso papel informar e desmistificar o que era o Reiki e os seus benefícios ajudando na melhoria da mente e do corpo, assim informar sobre a aprendizagem, e claro também fazer as sessões de demonstração para as pessoas puderem experienciar e sentir os efeitos do Reiki.

Quisemos também mostrar que Reiki para além de ser uma terapia complementar tem também uma filosofia de vida agregada, e que isso fazia do Reiki algo de muito positivo, pois disponhamos de uma orientação e postura perante não só o Reiki mas também na vida, e foi curioso observarmos as reações das pessoas ao ouvirem os 5 princípios, e perceberem a sua simplicidade e que de facto faziam sentido. Levamos e entregamos os poemas do imperador Meiji que servirão para reflexão, mostrando mais uma vez que Reiki não passa só pelo colocar das mãos, é preciso refletir e meditar na vida.

O feedback após as sessões foi muito positivo, as pessoas na sua maior parte relataram melhorias e demonstraram interesse em repetir sessões (comprovado pelo preenchimento das fichas de paciente), para algumas das pessoas foi até surpreendente o resultado, pois tinha  sido a primeira vez que tinham estado em contacto com a terapia. Sempre com uma sensação de alivio, alegria e relaxamento ao terminar a sessão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E foi excelente ver e ouvir a vontade demonstrada de muitos na aprendizagem do Reiki. Ainda há um caminho de informação e desmistificação do Reiki, pois íamos ouvindo os comentários “isto é massagem”, mas não manipulamos o corpo ou há necessidade de tirar a roupa, e ainda ouvimos a parte mais esotérica dos poderes especiais, sendo que informamos sempre que toda a gente pode aprender, e que nada tem a ver com religião ou “seres e coisas especiais”.
Ainda recebemos alguns desabafos de pessoas que estavam interessadas em Reiki mas que por conhecerem pessoas que usavam o Reiki como algo abusivo ou manipulador nunca chegaram a entrar em contacto com o Reiki, portanto foi bom estarmos presentes para informar, esclarecer e mostrar que nada tem a ver o Reiki com tudo isto.

Mas também ouvia-mos algumas das pessoas que passavam por nós a dizer que Reiki é energia, que é passar energias positivas.

Tivemos a visita de 3 pessoas estrangeiras que aproveitaram para tirar as suas duvidas, informarem-se e receber uma sessão, um espanhol e um italiano que indicaram que assim que regressassem iam pesquisar no seu pais pelo Reiki, e uma Japonesa que vestia um fato tradicional e desconhecia o Reiki, ficou fã e disse que queria aprender.

Foi então mesmo importante a nossa presença pelo impacto que teve.

O Cenif agradece a presença e dedicação dos voluntários, pois sem eles nada era possível, e o trabalho não foi pouco..foram 115 sessões. Parabéns.

Ainda contamos com a ajuda de 4 alunas do curso de Reiki para Jovens o que só mostra que o Reiki é simples e é para todos.

A todos vocês muito obrigado

  • Barbara Branco
  • Beatriz Couto
  • Celeste Marta
  • Daniel Azevedo
  • Diana Crespo
  • Inês Nunes
  • Isabel Couto
  • Isabel Rodrigues
  • João Ascenso
  • Margarida
  • Patricia Branco
  • Petra Malaquias
  • Raquel Correia
  • Sandra Vilares