Yoga é unir, integrar e tem sido esse o grande trabalho e desafio levado pela Carina Lopes, que é a professora de Yoga no CENIF Amadora. Sempre perseverante, compassiva, sempre com atenção nos praticantes e nunca se esquecendo de um miminho especial para aquecer o corpo, mente e coração de todos. Por isso mesmo vale a pena gratificar este trabalho com os testemunhos de alguns dos seus praticantes.

Margarida Martins

A Carina é um “ser” especial. Tudo começou em Janeiro às 3ªfeiras. Ioga era algo que eu queria à muito fazer. Ter aulas com a Carina é muito bom. Aprender a conhecer melhor o meu corpo, ela ensina a respirar, meditar e criar exercício diário para que o nosso corpo aos poucos encontre um melhor caminho e se torne mais saudável. Boa conselheira, sempre ouço com atenção suas dicas e explicações, muito simples e muito terra-a-terra.

Hoje quando almoço (quase sempre sozinha) cheiro a comida, saboreio e sinto o que a comida me diz, pois foi ela que me despertou esta atitude. Adoro os mantras, sempre os ouço dentro de mim quando estou mais bloqueada. Em todas as suas aulas somos presenteados pelos seus miminhos, um chá uma leitura um vídeo, algo que possamos levar para durante a semana pensar ou até como ajuda. Agradeço ao Universo por mais um sonho realizado…

Grata Carina tu és especial e ficas no coração… Margarida Martins.

IVONE FRADE
Durante 1 ano e meio de prática de yoga aprendi a diminuir a ansiedade através da respiração. Sinto que ganhei flexibilidade tanto fisica como mentalmente. A nossa querida professora ” deixa-nos” aprender ao nosso ritmo o que é bom porque não sinto que preciso de ser igual ; toda a aula é completa pois além da parte fisica temos sempre uma componente  de meditação , e sempre uma partilha de ideias e um mindinho. Somos umas sortudas.
Também aprendi a conhecer melhor o meu corpo.
SANDRA VILARES
O Yoga entrou na minha vida numa fase muito boa.
Trouxe-me muitos beneficios.
Melhoria da respiração.
Melhoria da flexibilidade.
E principalmente a nível muscular melhorou bastante.
Trouxe-me também mais consciência da minha vida.
A professora é excelente , como pessoa é um ser de luz, ajuda-nos no nosso crescimento e no desenvolvimento pessoal.
As aulas são excelentes e partilhamos sempre um pouco de nós.
Adoro. Adoro.
DIANA CRESPO
Sou a Diana, adoro as nossas aulas de yoga com a Carina , já temos aulas à cerca de 2 anos e tenho alterado algumas coisinhas na minha rotina, tem sido muito bom fazer o caminho com a Carina , é uma pessoa muito especial, atenciosa, super querida, tem sempre em atenção o que nós lhe transmitimos e é muito espiritual. Começamos sempre com respirações, fazemos sanas, (adaptados a cada um dos nossos corpos)em que promovemos equilíbrio , flexibilidade, força (e é tão bom!) e no final após o relaxamento fazemos uma roda e partilhamos algo e é fantástico.
Noto que me consigo focar mais nas coisas, estar presente (aqui e agora!), noto que estou mais flexível e tenho mais força e tenho gostado muito de ver estas evoluções no meu corpo e na minha forma de (vi)ver a vida!!!
Também me sinto mais segura a fazer Yoga com crianças desde que tenho aulas com a Carina pois sei mais a nível prático e teórico também!!!!
Obrigada à Carina a todos os colegas por tudo o que temos partilhado e ao João por nos ceder sempre uma sala no nosso CENIF! Obrigada.
Diana Crespo
ELISABETE JORGE
Uma das coisas que adoro quando faço yoga e a sensação que me oferece de alongamento, flexibilidade, tranquilidade e força. Tonifica e da força aos músculos dos braços e pernas. Tem a parte da respiração, da meditação que ajuda na concentração e relaxamento. A professora é uma pessoa inspiradora e sempre atenta aos seus alunos. Com  os seus ensinamentos e mimos no final de cada aula. Todos os dias são dias de aprendizagem.

PAULO FERRAZ 

  • Preocupação com o bem estar geral dos alunos durante a práticas;
  • Adaptação das posturas tendo em conta as condicionantes físicas de cada aluno;
  • Pontualidade;
  • Comunicação prévia de qualquer alteração de calendário que possa existir;
  • Introdução progressiva de novas posturas.

Cláudia Gonçalves

  • O maior contributo que o yoga me trouxe à minha vida foi a importância de respirar.
  • Respirar é vida. Através da respiração consigo voltar ao meu centro nas mais variadas situações, principalmente naquelas mais stressantes.
  • As técnicas que a professora ensinou ajudam-me imenso no meu dia-a-dia.
  • Quando dou por mim, estou a fazer respirações e sinto-me feliz, tranquila e em amor.
Categorias: BlogCENIF Amadora

João Magalhães

Diretor do CENIF Amadora, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki, Presidente da Sub Delegação Portuguesa da Buddha’s Light International Association, Representante da Federação Portuguesa de Voluntariado em Saúde para Lisboa, Loures e Amadora.