Os “sábados voluntários” foi um projeto idealizado pela Teresa Barros e que entretanto o João Gaspa decidiu continuar. São dias tão intensos e com tanta alegria no Cenif, que nos faz perceber o bem que o Reiki nos traz!

Desta vez pedi ao João Gaspa, para nos falar um bocadinho desta experiência:

O que são os sábados voluntários?

Os Sábados Voluntários são um projeto que visa chegar a pessoas que querem receber Reiki e não têm condições para pagar uma sessão, são também um projeto que quer dar a conhecer o que é o Reiki em contexto terapêutico e como filosofia de vida, nesse sentido procuramos sempre dar oportunidade a quem quer experimentar Reiki pela primeira vez.
Nos Sábados Voluntários levamos um lema connosco, que gosto sempre de o partilhar “De coração para coração”, no fundo os Sábados Voluntários são isso mesmo, o levar às pessoas aquilo que todos necessitam, o amor incondicional, dar às pessoas um espaço onde podem partilhar emoções, partilhar experiencias, partilhar abraços. Os Sábados Voluntários são sempre um dia de muita partilha de Reiki e também de muita aprendizagem para todos.

Há quanto tempo abraçaste este projeto?

Abracei este projeto em Outubro de 2017

Quantas sessões fazem no total do dia?

Conforme a disponibilidade dos voluntários, normalmente fazemos 32/34 sessões.

Quantos voluntários?

Tenho o orgulho de dizer que somos uma equipa de voluntários muito coesa e unida, sempre disponíveis para acolher novos voluntários que se queiram juntar a este projeto. Consoante a disponibilidade de cada um tenho um enorme gosto em dizer que posso contar sempre com cerca de 16 voluntários em cada Sábado Voluntário que organizo.


O que sentes no final do dia?

Seria mentira se dissesse que no final do dia não saio cansado, pois tenho em mãos a orientação de voluntários e pacientes que chegam a ser mais cerca de 50 pessoas e durante o dia tento sempre conseguir chegar a todos eles no sentido de perceber como estão e dar a atenção que cada um necessita e merece. Mas devo dizer que este cansaço que falo é um cansaço bom, é um cansaço que me deixa com uma profunda sensação de felicidade e dever cumprido, é algo difícil de explicar por palavras. Ter a oportunidade de fazer das coisas que mais gosto que é conviver com pessoas e ter em mãos a possibilidade de partilhar com elas algo tão bom como o Reiki é algo que me enche o coração e me deixa profundamente grato. Poder ouvir as suas histórias e aprender com elas, ter a oportunidade de partilhar as minhas histórias e ensinar e inspirar com elas, ter a oportunidade de receber e dar abraços calorosos de gratidão e acima de tudo ter a oportunidade de presenciar as pessoas sair pela porta do Cenif, alegres, leves e gratas é para mim extremamente gratificante e vale por qualquer sensação de cansaço de final de dia.

Este slideshow necessita de JavaScript.