Reiki é o termo abreviado que no ocidente se usa para designar o Usui Reiki Ryoho – O Método de Cura Natural Usui, através da energia Reiki.

O que é Reiki como energia

Reiki significa Energia Universal, é um método de “Cura Natural”, originário do Japão e descoberto por Mikao Usui na década de 20. Qualquer pessoa pode aprende Reiki, está vocacionado, em primeiro lugar, ao auto-tratamento e ao crescimento interior, podendo depois praticar em outras pessoas. Reiki é uma energia que nos leva ao equilíbrio, aumenta a nossa capacidade auto-curativa, induz relaxamento e vitalidade.

Não é necessária qualquer tipo de crença para ser praticante de Reiki e o mesmo não está associado a religiões.

Sobre o sistema

O sistema de ensino é o Tradicional, ou seja, é um sistema que tenta aproximar o mais possível os conhecimentos do que era ensinado no tempo do Mestre Mikao Usui, incluindo as técnicas do Mestre Chujiro Hayashi e do Mestre Hiroshi Doi. Complementarmente, dotamos sempre os alunos com ferramentas e conhecimentos próprios para a melhor realização de resultados, possíveis, a todos os níveis.

A nossa formação está muito orientada ao desenvolvimento pessoal, com um enfoque na preparação profissional, através da prática e do estágio.

Porquê aprender?

Em primeiro lugar o Reiki é sempre para o praticante, é um método para auxiliar e aumentar a capacidade auto-curativa do nosso corpo, tem técnicas específicas para o equilíbrio interior.

Desenvolvimento Interior

O Mestre Usui dizia que devemos praticar os cinco princípios (Gokai) de manhã e à noite, para alcançarmos a iluminação (Satori). Este cinco princípios são transversais a todas as culturas, “Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso”. Através desta prática vamos melhorando a nossa forma de Estar e Ser.

Ferramentas Profissionais

O Reiki tem uma vertente como terapia complementar, que se tem demonstrado bastante eficaz não só no equilíbrio e bem-estar mas também como acelerador do processo de cura. O cuidado dos outros com Reiki requer experiência e um conhecimento profundo de todas as ferramentas disponíveis e instrumentos necessários à realização de uma boa sessão.

Como é ensinado

Este sistema tem três níveis distintos de aprendizagem, cada um deles com conhecimentos próprios para trabalhar muitos aspectos da pessoa, na forma de cuidar de si e dos outros. A esses três níveis acrescentamos um, especificamente dedicado à Formação.

  • Nível 1 – Shoden
  • Nível 2 – Okuden
  • Nível 3 – Shinpiden
  • Nível 3B – Gokukaiden

Porquê separar o conhecimento do nível 3 do conhecimento de formar outros?

O trabalho interior que o nível 3 exige, o nível da realização, é muito grande, exigente e prolongado. Há também praticantes que apenas querem adquirir os conhecimentos de Reiki apenas até ao nível 3, não necessitando do conhecimento de formar outro.

Para nós, a formação é importante e ensinar a formar em Reiki é algo de exigente, que envolve uma revisão completa dos 3 níveis anteriores e uma prática acompanhada.

Como passar de nível?

Em primeiro lugar, sentido o crescimento interior que o nível presente trouxe, cumprindo todas as competências do curso e realizando a prática nos outros.

Cada nível tem um conhecimento próprio e técnicas que irão exigir de cada um, o olhar para dentro, a transformação. Num curso de Reiki, por exemplo, será muito importante viver os princípios, praticar as técnicas, cumprir o autotratamento.

Duração dos cursos

Os nossos curso têm sempre acompanhamento para que o aluno possa crescer ao longo do tempo, experimentando a teoria, vivendo a prática.

A duração dos cursos depende dos seus temas a abrangência, poderão ir de 2 workshops a um percurso de um ano. Os cursos de Reiki têm sempre um mínimo de 6 meses.

Os workshops de práticas complementares e cursos singulares esses sim são de apenas um dia, mas são sempre claramente indicados.

É ensinado à distância?

Não, todos os cursos do CENIF são obrigatoriamente presenciais, dessa forma pode o aluno ser correctamente acompanhado no seu processo de crescimento, assim como pode praticar, colocando as devidas questões que forem surgindo.