No passado dia 17 de Maio, o Reiki e a Mandalaterapia fundiram-se num workshop e abraçaram-se energeticamente perante os presentes. A criação do projeto em que se aliam as premissas destas duas terapias complementares surgiu a partir da minha relação com a Pintura Emocional, com a qual sempre estabeleci um grande contacto. Das minhas células saía mais do que poesia escrita, saía poesia desenhada, intuitivamente, sem grandes enredos. Encontrei na forma circular das mandalas um espaço sagrado, onde pude ir deixando as marcas dos meus sentimentos e das minhas emoções. Rapidamente percebi que falava de mim e cada mandala passou a ser o bilhete de identidade de cada uma das minhas células. Posteriormente, numa das vezes em que fui iniciada em Reiki, senti uma profunda necessidade em exprimir através da pintura de mandalas pessoais aquilo que ia sentindo.

Não quis que os elementos que chegaram até a mim através do Reiki ficassem suspensos ou esquecidos no tempo sem que os pudesse compreender. A linguagem que se estabelece dentro de mim durante o auto-tratamento de Reiki e, posteriormente quando me exprimo numa mandala, é como um sonho acordado. Assim, também neste workshop quis que cada um pudesse ter um sonho acordado através do Reiki e da Mandalaterapia. Nesses instantes caminhámos juntos em direção às nossas próprias histórias de vida sem nos apercebermos logo que a entrega iria ser tão profunda. Fomos caminhantes em cada palavra proferida, em cada estado meditativo, em cada traço desenhado. Fizemos parte da mesma teia energética e juntos construímos um espaço acolhedor de grande conexão individual e grupal. Esticámos as mãos para ver quem estava ao nosso lado.

Dissemos ‘não’ aos semblantes frios e fechados que tantas vezes colocamos quando vamos na rua, como se fôssemos estranhos. Na realidade não somos. Na roda da partilha inicial, o que ainda não sabíamos do parceiro do lado, ficámos a saber quando o seu nome foi proferido. Nada mais seria necessário. O objetivo de trazermos para as nossas vidas o Reiki e a Mandalaterapia é tornar o nosso ciclo diário cada vez mais prazeroso, envolvendo os nossos corpos físico, emocional e espiritual numa bolha em que reina a Verdade, o Amor e a Consciência. Torna-se essencial irmos ao encontro da ideia de que não há uma meta final para atingirmos a Felicidade e a Liberdade, mas sim que esses momentos possam ser adquiridos a cada momento no nosso dia.

Neste workshop o convite foi entregarmo-nos aos princípios do Reiki com uma viagem meditativa que seguiu caminho pelos chakras principais do nosso corpo. O contacto com a Energia Universal, da qual fazemos parte, foi assimilada por cada um de nós por imagens simbólicas, as quais fomos interpretando sozinhos e, posteriormente, em grupo. A proposta para a realização da mandala pessoal era livre, e sem demoras cada um dos participantes sabia exatamente aquilo que iria expressar. Naquele momento, mesmo aqueles que nunca tinham tomado contacto com a realização de uma mandala pessoal, já se tinham dado conta que todo o tipo de expressão é em si mesmo uma forma de liberdade. Os elementos que desenharam contavam a estória da sua viagem reikiana. Cada momento partilhado traduziu-se numa obra de arte, em que o autor somos nós e o título a nossa vida.

Maria Silva