Om mani padme hum é um dos mantras mais famosos do budismo; o mantra de seis sílabas do Bodhisattvada compaixão: Avalokiteshvara.

O Dalai Lama é tido como uma emanação de Chenrezig (Avalokiteshvara), por isso o mantra é especialmente entoado pelos seus devotos e esculpido em rochas e escrito em papéis que são inseridos em rodas de oração (“mani korlo” em tibetano) para potencializar seu efeito.

Definição de Patrul Rinpoche

O mantra Om Mani Padme Hum é fácil de dizer, mas muito poderoso, pois contém a essência de todos os ensinamentos. Quando você diz a primeira sílaba OM é abençoada para ajudá-lo a atingir a perfeição na prática da generosidade. Ma ajuda prática perfeita da ética pura, e Ni ajuda a alcançar perfeição na prática da tolerância e paciência. Pad, a quarta sílaba, ajuda a alcançar perfeição da perseverança. Me ajuda a alcançar perfeição na prática da concentração. O sexto e último Hum ajuda a alcançar perfeição na prática da sabedoria.

Assim, recitando o mantra ajuda a alcançar perfeição nas seis práticas de generosidade à sabedoria. O caminho da perfeição seis é o caminho seguido por todos os Budas dos três tempos. O que pode ser mais significativo do que recitar o mantra e alcançar as seis perfeições?

 Coração Tesouro dos Iluminados (Tesouro Coração de Adoração)

Definição do XIV Dalai Lama

É muito bom recitar o mantra Om mani padme hum, mas enquanto você o faz, você deve pensar sobre o seu significado, pois o significado das seis sílabas é grande e profundo. A primeira Om, compõe-se de três letras A, U e M, que simbolizam o corpo, a palavra e a mente puros e sublimes de um Buda.

O caminho é indicado pelas próximas quatro sílabas seguintes: Mani, que significa” jóia “, simboliza os fatores do método – a intenção altruísta de alcançar a iluminação, a compaixão e amor. […]

As duas sílabas, padme, significam ” lótus “, simbolizam sabedoria […]. A Pureza deve ser conquistada por uma unidade indivisível de método e sabedoria, simbolizada pela sílaba final hum, que indica indivisibilidade […].

Assim, as seis sílabas, Om Mani Padme Hum, significam que na dependência da prática de um caminho que é uma união indivisível de método e sabedoria, você pode transformar seu corpo, fala e mente corpo impuro, fala e mente exaltada pura de um Buda […].