O que é Karuna?

Karuna significa compaixão, este é o princípio activo do “dar e receber”. Receber o que está dissonante e dar o que ajudará a ficar em sintonia. É um método criado por William Rand e Kathleen Milner, na década de 80.

Sobre o sistema

O sistema que ensinamos é o Karuna independente, uma linha que vem da Rosy Naor, do Karuna Ki de Vincent Amador e da raiz do Tera Mai de Kathleen Milner. A estrutura é praticamente idêntica ao Karuna Reiki™ de William Rand mas com elementos e conhecimentos adicionais. O Karuna não é o mesmo que Karuna Reiki™ e não implica o registo do mesmo.

Porquê aprender?

Karuna trabalha a energia da compaixão, leva-nos ao conhecimento interior e ao desenvolvimento da serenidade e construção de um fértil jardim interior, um jardim tão agradável para nós como para os outros. Para o praticante de Reiki, que trabalha essencialmente ao nível do Amor Incondicional, a força da compaixão é um princípio activo e transformador do seu ser.

Desenvolvimento interior

A prática de Karuna, além do auto-tratamento, tem também a componente da meditação e da reflexão. Através do “dar e receber”, percebemos que o que é luz emite sombra e que por “detrás” da sombra há luz, conhecendo-nos, crescemos, ajudamos os outros a crescer.

Ferramentas profissionais

Este sistema é uma continuação da aprendizagem com Reiki, muitas técnicas karuna são complementadas, ou iniciadas, com Reiki e ajudarão a trabalhar num princípio mais activo e dinâmico, as questões a serem tratadas. Se o amor incondicional é passivo, a compaixão é activa, trabalhando em conjunto proporcionam a melhor experiência possível.

Como é ensinado?

Este sistema tem três níveis distintos de aprendizagem, cada um deles com símbolos próprios para trabalhar muitos aspectos da pessoa e meditações que auxiliam a trabalhar a compaixão, o auto-conhecimento e a prática dos símbolos.

Como passar de nível?

Em primeiro lugar, sentido o crescimento interior que o nível presente trouxe, cumprindo todas as competências do curso e realizando a prática nos outros. Cada nível tem um conhecimento próprio e símbolos que irão exigir de cada um, o olhar para dentro, a transformação.

É ensinado à distância?

Não, todos os cursos do CENIF são obrigatoriamente presenciais, dessa forma pode o aluno ser correctamente acompanhado no seu processo de crescimento, assim como pode praticar, colocando as devidas questões que forem surgindo.