No passado dia 16 de Setembro tivemos um dia aberto de Coaching, com seis sessões, como forma de apoio aos praticantes do CENIF Amadora, para que possam ter outras perspectivas, aprendizagens e reflexões que os levem a criar mais ferramentas para o seu “caminho para a felicidade”. Um muito obrigado à Carla Santos pela sua doação de tempo e saber para o bem estar de todos.

A Importância do Coaching na nossa Vida

Coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e/ou profissional que permite à pessoa melhorar o seu desempenho nas diversas áreas de vida.  Neste processo, o Coach orienta e apoia, fornecendo ferramentas e técnicas que permitem à pessoa que o procura, o Coachee, desenvolver capacidades e encontrar novos recursos que lhe permitem chegar onde pretende.

Todos nós já tivemos alturas na vida em que nos deparámos com situações difíceis e algumas até bastante dolorosas. Quando deixamos de ter confiança nas nossas capacidades, frequentemente adotamos três comportamentos tipo:

  • Ignoramos a situação: fingimos que não está lá e que não nos afeta, mas água mole em pedra dura tanto bate até que fura…e um dia acabamos por perceber que temos de considerar encarar e resolver essa situação;
  • Aceitamos a situação: como não confiamos no nosso poder pessoal, aceitamos situações prejudiciais e menos boas e vamos vivendo com isso como se não fossemos dignos de felicidade e de ter uma vida boa e agradável;
  • Andamos contra o mundo, e acreditamos que a culpa é do outro. Achamos que as coisas falham na nossa vida por causa dos outros. E isso não vai mudar nada porque não é o outro que constrói o nosso caminho.

A importância de um processo de Coaching é desenvolver o autoconhecimento, ter mais autoconsciência, conhecer novas possibilidades e definir estratégias para mudar algo ou atingir o que se deseja em qualquer área.

A beleza do Coaching é que uma vez apreendido podes levá-lo contigo para a vida toda.

Carla Santos