No dia 14 de dezembro, a partir das 19 horas, foi realizada uma aula especial sobre a perspectiva do Budismo sobre a doença, no CENIF Amadora, pelo professor Mauro Nakamura.

A Perspetiva do Budismo sobre a Doença

Foram explicados os quatro sofrimentos inerentes ao ser humano que o buda Shakyamuni ensinou há 2600 anos, mas que continuam atuais e presentes nas nossas vidas: o sofrimento de viver, de envelhecer, de adoecer e de morrer.

Para toda consequência, com certeza, existe uma causa. Essa é a base da filosofia budista conhecida como Princípio da Causa e Efeito. Ou seja, se o sofrimento existe, há uma causa básica para isso.

Conhecer a causa básica do sofrimento humano e buscar a sua solução o quanto antes, essa é a proposta do budismo e a postura com a qual devemos enfrentar esses sofrimentos. O buda Shakyamuni ensinou que precisamos tomarmos ciência da causa básica do sofrimento porque existe uma solução para o sofrimento.

A doença é algo inevitável ao ser humano, mas existe uma felicidade que não se destrói mesmo diante de qualquer doença. E essa felicidade pode ser alcançada por todas as pessoas, nesta vida.

Essa foi a mensagem deixada aos participantes nesta aula especial.

Aos que desejam saber mais sobre a filosofia budista, convidamos para os cursos oferecidos no CENIF. Mais informações para o email info@itiman.eu