Mandala é uma palavra que deriva do sânscrito e significa círculo sagrado. Universalmente, é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.

Traduzindo a palavra, significa: mandaessência e later ou conter. Deste modo, pode ser entendida como o que contém a essência ou o círculo da essência.

Apesar das mandalas servirem para a decoração de ambientes ou serem usadas na arquitetura, elas são, igualmente, utilizadas como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. Podemos usar uma mandala para a cura emocional, para a cura de ambientes ou para preparar um espaço para meditar ou fazer sessões de cura, como Reiki, massagem, meditação, psicoterapia…

O contato visual com uma mandala é suficiente para que sintamos a nossa energia alterar-se, interagindo com a energia da própria mandala. Essa modificação é sempre positiva, pois atua no inconsciente, levando a estados de consciência. Deste modo, a mandala trabalha os seguintes aspetos pessoais: físico, emocional e energético. A mente é estimulada, as emoções equilibradas e os processos físicos ativados, por isso, a mandala é uma fonte de cura – no sentido benéfico e“sagrado” que ela tem.

A Mandalaterapia (terapia com mandalas) tem como objetivo, entre outras coisas, ajudar a desbloquear emoções e sentimentos, bem como ativar e atrair energias positivas.

Trabalhar com mandalas como recurso terapêutico é, ainda, uma forma de controlar ou prevenir o stress; aumentar a capacidade de atenção, de concentração e a criatividade; aumentar a harmonia e a paz interior; ampliar a consciência, conectar-se e desenvolver o Eu Superior…

Além de poder ser conjugada com outras terapias complementares (meditação, cristaloterapia, cromoterapia…), a Mandalaterapia também pode ser um complemento à terapia Reiki. As linhas da mandala criam um efeito psíquico à volta do desenho e têm influência sobre a aura e os chacras. As mais conhecidas para trabalhar com Reiki são o Hexagrama e o Antahkarana, mas podemos usar outras, nomeadamente, feitas por nós próprios.

Usar uma mandala para enraizamento, para meditação gassho ou para proteção e limpeza antes, durante e após uma sessão de Reiki é um complemento/aliado enérgico muito grande.

Amélia Ferreira