Olá! ArtYoga surgiu do (cada vez maior) interesse que tenho em estar presente (no Aqui e Agora) e da necessidade que sinto que a maioria das crianças com quem lido têm em estar connosco dessa forma também, pois vivemos imersos num mundo de ecrãs (telemóveis, tablets, TV, PC…) e cada vez mais super-estimuladas e com carência de estar ali olhos-nos-olhos, do toque pele-na-pele, de afectos, de serem aceites e valorizados pelas pessoas especiais que são! Neste mundo super agitado em que estamos sempre sob stresse, acho que é preciso parar um bocadinho, contemplar o simples acto de respirar, acalmando e trazendo estabilidade emocional ao nosso dia a dia. E também dar largas à nossa criatividade: criar, fazer, sentir, libertar..SER!

Iniciamos a aulinha a ouvir músicas com sons da Natureza, apresentei-me, expliquei como o Yoga para Crianças surgiu na minha vida, falamos sobre quem já tinha experimentado Yoga e vimos que seria a primeira vez para todas as Crianças e para a maioria das mamãs! Falei muito resumidamente dos benefícios do Yoga e Arte para Crianças: promove padrões respiratórios saudáveis, permite que se desenvolvam corpos sãos e fortes, proporciona relaxamento e concentração, ajuda a ter um maior autoconhecimento e autoaceitação (autoestima, autoconfiança…) e também aprofundamos o sentido estético e a criatividade de forma a (vi)ver o mundo com um olhar de artista (beleza, bondade, verdade..)!

Fizemos um jogo de apresentação com muita vergonha :/ cantamos o Bom Dia e fomos ficando mais à vontade J combinamos fazer uma coisinha que era surpresa e arrumar de seguida e fomos muito crescidos porque cumprimos mesmo o combinado: fizemos bolinhas de sabão a encher bem a barriga com ar (é o truque para fazermos muitas de uma só vez! Já experimentaram?) e também experimentámos imitar o cão quando ele fica cansado depois de correr muito 😉 foi divertido! Demos as mãos e dançamos duas canções de roda J Jogamos ao Rei Manda no final foi a pares e vivemos momentos de muita cumplicidade entre mãe-filh@ <3

Contei a história “O que me faz feliz?” que todos ouvimos com muita atenção (apesar de umas idas à casa-de-banho pelo meio! J ) e depois pensamos sobre o que nos faz feliz a cada um, partilhamos isso e fizemos um desenho com blocos cera de abelha e foi lindo ver como exploraram este material novo para todos (A L. (3 anos) no início dizia que era muito chato porque não riscava fininho, mas depois gostou muito de experimentar!).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pedi testemunhos às mães e todas se disponibilizaram a colaborar:

“Eu e a Leonor queremos agradecer esta iniciativa, gostamos muito!!! Proporcionou-nos um momento feliz entre mãe e filha. Muito obrigada!!!”

“Gostei muito da aula. Uma dinâmica muito divertida e adequada à faixa etária das  crianças envolvidas. Acredito que com mais aulas e ganhando um à vontade maior, as crianças se soltem mais e assim tornar a actividade ainda mais divertida. A Diana esteve muito à vontade e a linguagem simples e adequada tornou a prática deliciosa. Obrigada Diana.” (Claúdia e Diogo)

“Foi a 1ª vez que experimentei yoga e adorei a experiência. O facto de vir com a minha filha ainda tornou este momento mais especial. Gostava muito de repetir. A Maria também gostou muito” (Márcia)

“Gostei imenso desta aula, porque é uma oportunidade que eu tenho de poder fazer algo com o meu filho, de uma forma divertida e em que estou só com ele. Ao mesmo tempo, estamos a aprender coisas novas, diferentes e giras. Espero que esta ideia continue e com muito sucesso. Beijinhos.” (Matilde)

“Foi a primeira vez que contactamos com yoga. Não vínhamos com ideias muito definidas como iria correr. Foi interessante, gostamos muito as duas. Fiquei muito contente por a minha filhota ter gostado e querer repetir. Obrigada” (Tânia Simão)

Eu adorei esta experiência, tanto que o que escrevi no papel no final da história sobre o que me faz feliz foi “Estar aqui, ter conhecido estas pessoas e partilhado estes momentos com elas e ter os amigos e a família fantástica que tenho!” e tal como vi nos desenhos dos nossos meninos e das mamãs também referiram momentos em família e acho que o ArtYoga proporciona esses momentos, e em especial, como foi referido por algumas mães: é raro ter um momento a sós com o filh@ e por isso irei continuar a dar o meu melhor para que este projecto cresça e seja benéfico para todos! Muito grata ao João Magalhães pela força, incentivo, disponibilidade e cedência de um espaço lindo como é o CENIF para que tudo isto fosse real! Bem haja a todas as mamãs e às/aos seus filh@s por terem partilhado uma manhã tão especial comigo! E muito obrigada também a todos os que fazem parte desta família linda do CENIF que são uns amigos muito especiais..é um sítio onde me sinto em casa e sei que me aceitam como sou..Por tudo isso só posso agradecer e dizer-vos que estou de coração cheio! Obrigada!

Diana Mendes Crespo