Concedei-nos Senhor, serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras.

Reinhold Niebuhr

A terapia regressiva é uma abordagem terapêutica que se fundamenta na hipótese do renascimento sucessivo, ou reencarnação. Utiliza de técnicas, que consistem basicamente em três elementos: o relaxamento, a concentração e a visualização criativa. O objetivo é percorrer o passado, desta vida e de supostas existências passadas, a fim de encontrar a causa ou origem de traumas, bloqueios, conflitos, dores, doenças, transtornos, distúrbios, obsessões, compulsões, ansiedade, fobias, etc. A Terapia Regressiva não é então algo que possa ser feito só porque a pessoa tem curiosidade para saber o que foi numa outra vida, até porque podem surgir imagens e sentimentos muito fortes que só deverão ser “desenterrados” se for realmente necessário.

Abrimos assim a porta do nosso inconsciente, entramos e levamos o paciente numa primeira fase a enfrentar a causa da questão atual e aceitar o que aconteceu. Numa segunda fase vem o processo do perdão e por fim o Amor a si próprio e a todos os  envolvidos.

No final é mesmo necessário sentir que ficou tudo bem e fechamos a porta para deixarmos de estar apegados a um passado que já não existe. Só assim  podemos continuar com um sorriso no rosto.

Sílvia Oliveira